História

A Faculdade Cathedral nasceu no momento em que Roraima não tinha uma instituição de ensino superior privada. Em junho de 2001, depois da construção de uma sede própria, aconteceu o primeiro vestibular, disponibilizando os cursos de Administração e Contabilidade.

O presidente da instituição, Haroldo Campos, buscou em seguida o credenciamento no Ministério da Educação (MEC) para ofertar o curso de Direito, que foi liberado em 2002, formando a primeira turma em 2007, com nota 4 na avaliação final do MEC.

No ano seguinte, os cursos de Tecnologia foram aprovados e, em 2004, a Faculdade começou a trazer os cursos de saúde, tão almejados pela sociedade local, já que muitos jovens precisavam ir para outros Estados buscar uma formação superior nessa área.

Fisioterapia, Farmácia, Ciências Biológicas, Psicologia e, por fim, Odontologia. Todos compõem o quadro de dez cursos oferecidos pela instituição, todos presenciais, entre bacharelados e licenciaturas, e 24 a distância, através de um convênio com a Universidade Norte do Paraná, que transmite as aulas via satélite.

No que se refere à estrutura física, a Cathedral dispõe de três prédios, todos localizados no bairro Caçari, totalizando 101 salas de aula climatizadas, 11 laboratórios da área de saúde, entre eles os de Anatomia, Química, Microscopia, Fisiologia, Herbário, Biotério, entre outros.

A faculdade dispõe também do maior auditório do Estado, com 1.000 lugares; uma clínica Psicologia, outra de Fisioterapia, sendo uma das mais equipadas da região Norte do país; duas Clínicas de Odontologia; um Núcleo de Práticas Jurídicas; Biblioteca, com aproximadamente 32 mil exemplares e demais departamentos administrativos.

Em junho de 2010, a Cathedral passa a oferecer à sociedade boa-vistense os serviços do Espaço da Cidadania, prédio construído especialmente para abrigar uma Vara do Tribunal de Júri e um Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR). Neste espaço, os alunos do curso de Direito tem oportunidade de ver na prática o andamento de processos judiciais e júris populares reais.

Cadernos de Artigos Científicos

Em junho de 2013, Faculdade Cathedral lançou a primeira edição de dois Cadernos de Artigos Científicos. A publicação eletrônica será trimestral e pode ser acessada pela comunidade acadêmica por meio da internet. A publicação visa fomentar e veicular os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos e professores da Faculdade Cathedral.

Roraima - Aqui é o nosso lugar!