FIES

CONHEÇA O NOVO FIES!

Financie já seu curso com JUROS ZERO.

O NOVO FIES mudou para melhor, tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo. O NOVO FIES está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o NOVO FIES ofertará vagas com juros zero, nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-FIES, a referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

PARA INSCRIÇÃO NO NOVO FIES?

O Candidato para se inscrever no Fies, deverá ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 (zero) na redação, possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários-mínimos para concorrer no NOVO FIES e de 3 (três) até 5 (cinco) salários-mínimos para concorrer no P-FIES. O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o link fies.mec.gov.br no período informado pelo Edital e informar os dados solicitados seguindo o passo a passo para finalizar a Pré-inscrição. Após a conclusão o candidato deverá aguardar o resultado da Pré-seleção de acordo o cronograma.

É importante que o candidato fique atento aos prazos para comparecimento à Faculdade (CPSA) partir da conclusão da Pré-inscrição, pois os prazos não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar:

  • Comprovante de Inscrição – DRI impressa.
  • RG e CPF, se casado Certidão de Casamento e/ou União Estável.
  • Comprovante de Residência – Conta de Água, Luz, Gás, Telefone etc. No nome de outrem, declaração do proprietário registrado em cartório, caso o imóvel for alugado à cópia do contrato, em ambos os casos acompanhados do comprovante de residência.
  • No caso de renda fixa, 3 (três) últimos contracheques, no caso de renda variável, ou 6 (seis) últimos contracheques, ou Declaração de IRPF e/ou IRPJ, ou Extratos bancários dos últimos 03 meses, ou CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia no caso de empregada doméstica.
  • Certificado e Histórico do Ensino Médio e/ou Termo de Concessão de Bolsa para os acadêmicos contemplados com Bolsa ProUni.

DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER ENTREGUES NA COORDENAÇÃO DO FIES DA FACULDADE CATHEDRAL (CPSA) E NO BANCO DA CAIXA. “Cópias e Originais”

Quais são os requisitos básicos para eu poder me inscrever no FIES?

  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; (requisito mínimo)
  • Possuir renda familiar mensal bruta perca pita de até 3 salários-mínimos;
  • O estudante poderá se inscrever em até 3 (três) opções de cursos e turnos dentre aqueles com vagas ofertadas

Período de inscrição do FIES?

  • As inscrições para o FIES são feitas semestralmente, no começo de cada semestre, na WEB do FIES, ao final deste processo o candidato comparecera na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, representada pela instituição que você foi selecionado, comparecendo nesta para apresentar as documentações comprovatórias do que foi informado na sua inscrição, estando tudo correto, você será encaminhado para o banco, para finalizar a sua contratação

Período de renovação do ANTIGO FIES?

  • A renovação do ANTIGO FIES é para aquele aluno que contratou o FIES no semestre anterior e terá que renova este a cada semestre;
    OBS:Todo aluno que contratou o FIES até 2017.2 faz parte do ANTIGO FIES.
  • O aluno do ANTIGO FIES saberá que o seu aditamento está disponível para ser feito, depois que a sua instituição enviar e-mail informando a liberação e o prazo para efetuação;
    OBS:Este e-mail não chegará se os seus dados estiverem desatualizados.
  • Para finalizar o seu aditamento do ANTIGO FIES, o aluno precisa estar em dias com a sua taxa trimestral (vencimento a cada três meses) que é paga ao banco;

Como fazer o meu aditamento do ANTIGO FIES?

  • O aditamento é feito on-line na WEB do ANTIGO FIES no site sisfiesaluno.mec.gov.br, depois que o aluno finalizar o seu aditamento, ele terá que trazer imediatamente fisicamente ou enviá-lo para o e-mail da nossa IES, para que a renovação do seu financiamento seja lançada no seu R.A e seja feita a devida compensação financeira;
  • O aluno FIES tem que ter no mínimo 75% de rendimento disciplinar, podendo ficar reprovado no máximo em uma disciplina por semestre para atingi-lo.
  • De acordo com a regra do FIES o aluno poderá ter até dois rendimentos inferiores a 75%(sendo reprovado em duas ou mais disciplinas) de aproveitamento disciplinar por semestre, acontecendo a terceira vez o seu FIES será cancelado imediatamente.
  • O aluno FIES poderá suspender o seu financiamento no máximo três vezes.

Período de renovação do NOVO FIES?

  • A renovação do NOVO FIES é para aquele aluno que contratou o FIES no semestre anterior e terá que renova este a cada semestre;
    OBS:Todo aluno que contratou o FIES a partir de 2018.1 faz parte do NOVO FIES.
  • O aluno do NOVO FIES saberá que o seu aditamento está disponível para ser feito, depois que a sua instituição enviar e-mail informando a liberação e o prazo para efetuação;
    OBS:Este e-mail não chegará se os seus dados estiverem desatualizados.
  • Para finalizar o seu aditamento do NOVO FIES, o aluno precisa estar em dias com as suas taxas mensais(valor não financiado pelo FIES) que é paga ao banco;

Como fazer o meu aditamento do NOVO FIES?

  • O aditamento é feito on-line na WEB do NOVO FIES no site sifesweb.caixa.gov.br, depois que o aluno finalizar o seu aditamento, ele terá que comparecer imediatamente na nossa IES para assinar o comprovante do seu aditamento, pois este comprovante só é impresso pela nossa IES, para que a renovação do seu financiamento seja lançada no seu R.A e seja feita a devida compensação financeira;
  • O aluno FIES tem que ter no mínimo 75% de rendimento disciplinar, podendo ficar reprovado no máximo em uma disciplina por semestre para atingi-lo.
  • De acordo com a regra do FIES o aluno poderá ter até dois rendimentos inferiores a 75%(sendo reprovado em duas ou mais disciplinas) de aproveitamento disciplinar por semestre, acontecendo a terceira vez o seu FIES será cancelado imediatamente.
  • O aluno FIES poderá suspender o seu financiamento no máximo três vezes.

Coordenação do FIES

FACULDADE CATHEDRAL BLOCO II

Email

seleção@cathedral.edu.br

Telefone

(95) 2121-3460
Ramais
3511 – Samuel Gomes.
3486 – Francisca Luana.

Antigo FIES

antigo fies.png