Acadêmicos de Odontologia marcam presença em aniversário da Casa da Mulher Brasileira

Começou nesta terça-feira, 20, a celebração do aniversário de cinco anos da Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro São Vicente, em Boa Vista. A abertura da programação foi marcada por um culto de ação de graça que reuniu mulheres atendidas pelo programa de apoio e acolhimento.

A Faculdade Cathedral esteve presente durante a ação com acadêmicos do curso de Odontologia que levaram orientações básicas de uma escovação eficiente e adequada.

Daniele Cazoni, coordenadora de Extensão da Faculdade Cathedral, ressalta a importância da Faculdade estar inserida em ações sociais. “Muitas vezes trata-se de uma população vulnerável, na maioria das vezes carente e com dificuldade de acesso ao serviço de saúde, então essa parceria com nossos cursos é imprescindível para minimizarmos o impacto negativo que essas mulheres já sofrem durante todo esse período por diversos contextos”.

O público presente recebeu também atendimento ginecológico, marcação de consultas, mamografia, ultrassom, atualização do cartão de vacina e teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B, ofertados pela Prefeitura de Boa Vista e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme Graça Policarpo, coordenadora estadual de Política para as Mulheres e diretora da Casa da Mulher Brasileira em Roraima, mais de 20 mil mulheres já foram atendidas até o último ano de 2023 no local.

Casa da Mulher Brasileira

A ação é uma iniciativa do Governo Federal; a Casa é administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), oferecendo acolhimento e atendimento humanizado.

Em casos que a mulher precise de uma medida protetiva, atendimento psicológico, orientação, um alojamento para casos de emergência ou até mesmo um encaminhamento para fora do Estado, ela encontra na Casa da Mulher Brasileira.

“A Casa da Mulher Brasileira, eu costumo dizer, que é um ambiente que funciona por meio do Governo Federal, do Governo do Estado, mas sem os parceiros, como a Faculdade Cathedral, com certeza esse cuidado não seria o mesmo. A gente precisa de todo mundo aqui para poder complementar esse serviço”, disse a coordenadora Graça Policarpo.