Buscar
  • Ozieli Ferreira

ADAPTABILIDADE NO ENSINO

Além das aulas remotas, Faculdade Cathedral promove lives com conteúdos diversos


Com a chegada da pandemia, provocada pelo Coronavírus, a rotina da Faculdade Cathedral mudou. As aulas presenciais foram suspensas. Para manter o compromisso com os acadêmicos e com a educação, a instituição decidiu dar continuidade ao semestre letivo por meio das aulas remotas. Todas as decisões tomadas são baseadas em portarias do Ministério da Educação (MEC). 


Paralelo as aulas remotas, são realizadas as atividades de Extensão, tudo de forma on-line. “Estamos fazendo o monitoramento dos programas de estágios para garantir a segurança dos alunos. Estamos com uma série de lives pelo Instagram da Cathedral com a participação de professores especialistas falando sobre temas diversos”, ressaltou a Coordenadora de Extensão, Eleonora Melo.


A ideia das lives é fazer com que alunos e professores se sintam num ambiente mais acadêmicos e também para continuar estimulando a produção de conhecimento. Nas lives os temas abordados são: violência doméstica, sobrecarga de trabalho, como enfrentar o luto, como cuidar da saúde mental dos idosos, dúvidas sobre covid-19, assuntos jurídicos como a execução provisória da pena e sua aplicação no âmbito do Tribunal do Júri. “Os assuntos abordados são relevantes e completam o caminho da aprendizagem. Lembrando que a comunidade externa também pode acompanhar as lives”, reforçou Eleonora Melo.

AULAS REMOTAS

Nas aulas remotas foi o utilizado a Cathedral Virtual, ferramenta de acesso para professores e alunos. Para dar apoio aos professores, a Cathedral montou um pequeno estúdio para as gravações das videoaulas, além de investir em ferramentas tecnológicas e treinamento para professores e técnicos. “O MEC permitiu que as instituições tivessem aula remota. Daí a Cathedral está seguido esse formato desde março. Somente as disciplinas de aula prática que não estão sendo ministradas, que serão repassadas quando houver retorno presencial. As nossas reuniões são todas on-line também. Estamos rezando que para esse período crítico que atingiu todo mundo passe logo para que em breve possamos retornar as nossas atividades de forma presencial”, disse o Coordenador Acadêmico, Marcos Pereira.


Os trabalhos acadêmicos continuam intenso no ambiente virtual, com apresentação de seminário e outras atividades. Nesta quinta-feira, 28 de maio, o curso de Direito fará o 1º Júri Simulado por videoconferência via Google meet. “As dificuldades de adaptação às mudanças de metodologias de ensino e o uso de novas tecnologias foi um desafio para todos: alunos, professores, colaboradores e gestores. Porém alguns fatores facilitaram o processo como a tomada de decisões rápida e transparente pela gestão administrativa, flexibilidade em reavaliar instrumentos tecnológicos e o suporte técnico constante para nos auxiliar foi essencial”, comentou a professora do curso de Psicologia, Sigrid Duarte.


CHAT VIRTUAL

Para continuar atendendo alunos e professores, formou-se equipes para o Chat Virtual, dentro do Sistema Aluno Virtual. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h ás 21h e no sábado é das 9h ás 12h.


ATENDIMENTO PRESENCIAL

O atendimento presencial funciona de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 18h nos setores da Secretaria Acadêmica, Fies, Financeiro e Biblioteca. A instituição tomou medidas preventivas e todos os colaboradores seguem a rotina de autocuidado. 

CLÍNICA ESCOLA E NPJ

As Clínicas Escola e o Núcleo de Prática Jurídica estão com os atendimentos suspensos.

0 visualização

Faculdade Cathedral

 

Av. Luís Canuto Chaves, 293

Caçari / CEP 69.307-053

 

Tel: (95) 2121 - 3460

E-mail: cathedral@cathedral.edu.br

Lista de Ramais

 

Siga:

 

  • YouTube Classic