Educação à Distância

EAD é a sigla que significa Educação a Distância. 
 

O EAD é uma modalidade de ensino online que tem a tecnologia como grande aliada e pré-requisito para que a mesma aconteça de maneira eficiente.

Como funciona a modalidade de ensino a distância?

Em geral, o ensino a distância é baseado em algumas características-chave, como flexibilidade, economia, comodidade e inovação.


Em um EAD, alunos e professores, ou tutores como também são conhecidos, interagem entre si através de um ambiente virtual de aprendizagem, onde estes permanecem separados espacial e/ou temporalmente, não sendo demandado um ambiente físico para ocorrer o processo de aprendizagem.


O EAD funciona de forma bastante simples para ambos os envolvidos em seu processo.


Para uma instituição de ensino que tem como objetivo oferecer cursos EAD para o seu determinado público-alvo, é necessário fazê-lo a partir de uma plataforma EAD que ofereça tudo o que é preciso para ensinar online, desde em um ambiente para criação e gerenciamento dos cursos online, com um ambiente virtual de aprendizagem fácil e intuitivo. 


Já para os alunos de cursos online, o EAD funciona de maneira simples, inovadora e interativa.

Como é a rotina do EAD?

É importante dizer aqui que não existe um modelo certo ou padrão para oferecer um curso EAD. A  ideia é que, a partir das possibilidades e oportunidades que a tecnologia proporciona, cada curso deve ser pensado de acordo com o aluno em potencial e em suas necessidades. Dependendo do curso, o aluno pode ter acesso a materiais complementares, chat com alunos e professores, fóruns e grupos de estudo, tutoria de professores, biblioteca virtual e ter todo um processo de aprendizagem bem definido e organizado dentro da plataforma.


De forma resumida, o aluno tem tudo o que precisa para adquirir novos conhecimentos de maneira eficiente, dinâmica e inovadora, não ficando atrás de forma alguma ao ensino tradicional presencial.
 

Administração

O curso tem duração de 4 anos.

 

O administrador é o profissional que vai elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos. 

 

Ele tem a função de planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. 

O campo de mercado é enorme. Este profissional pode trabalhar em Recursos Humanos, projetos sustentáveis, finanças, políticas corporativas, bancos, indústria, comércio, startups, clínicas, hospitais, laboratórios, ONGs, órgãos do governo, consultorias, docência, produção, marketing entre outras.
 

 

Gestão Pública

O curso tem duração de 2 anos. O gestor público é o profissional que vai atender as demandas de uma instituição pública. Ele também pode construir carreira no terceiro setor, em ONGs e em organizações que tratem diretamente com políticas públicas.

Quem pretende atuar nesta área, deve saber que vai lidar diretamente com outras pessoas e, por isso, precisa se comunicar bem, ter espírito de liderança e a capacidade de trabalhar em equipe. 

Na prática, esse profissional vai controlar orçamentos e planejar licitações; criar, elaborar e gerenciar políticas públicas; criar e organizar campanhas públicas para informar os cidadãos.

 

Como é o mercado de trabalho pra este profissional?


Por se tratar de uma profissão intimamente ligada às instituições públicas, a maior forma de ingressar no mercado de gestão pública é passar em concurso público nas esferas municipal, estadual e federal.

Também poderá atuar na área de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos.

 

Pedagogia

O curso de Pedagogia tem duração de 4 anos. Este profissional exercerá a docência, prioritariamente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 


Ele poderá atuar na gestão de processos escolares dos sistemas de ensino em espaços formais e não formais (empresas e hospitais), desempenhando também funções além da sala de aula, como Gestor ou Coordenador Pedagógico e na elaboração de Projetos Educacionais.

Na prática ele pode desenvolver as seguintes funções:

Orientação de professores e alunos.

  • Aplicação de avaliações educacionais.

  • Elaboração do calendário escolar.

  • Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

  • Planejar e organizar atividades culturais.

  • Desenvolver projetos pedagógicos educacionais.

  • Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.

  • Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.

  • Coordenar e participar de  reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.

  • Elaborar material pedagógico.

  • Acompanhamento da qualidade no ensino.

 

Sistemas de Informação

O curso tem duração de 4 anos. Este profissional é responsável por desenvolver e manejar programas informatizados de armazenamento e compartilhamento de dados. 

 

Sua missão é organizar e garantir acesso à informação para todos os departamentos de uma empresa.

 

Ele gerencia dados de fontes internas e externas, organizando-os em softwares, sites ou bancos de dados.

 

O curso de Sistemas de Informação é a porta de entrada para uma carreira de sucesso. É uma das carreiras com mais carência de profissionais.